A gente sempre fala por aqui que o site é o espaço do seu projeto na internet, sua vitrine, seu escritório online, certo? Se você já se perguntou quais páginas que seu site pode ter, esse guia é pra você 🙂
Pensando nisso, é muito importante que você crie seu conteúdo de maneira estratégica, para que ele ofereça informações de qualidade, crie conexão com o público e tenha potencial para fazer vendas e construir sua audiência.
Fazendo um paralelo com a vida real: você entraria numa loja cheia de “qualquer coisa” ou que é uma bagunça, tudo cheio de poeira, desorganizado e “largado às traças”? Normalmente, não, né? Então, bora, entender um pouquinho mais sobre as páginas que seu site pode ter e como decidir se aquela página é para você?
Para te ajudar com isso, nós fizemos um pequeno roteiro de páginas que pode ser legal ter no seu site, caso se sinta perdida ou não saiba por onde começar.
Se você é iniciante, recomendamos as páginas do tópico MODELO BÁSICO e INDISPENSÁVEIS. Se você já está um pouco mais a frente nessa caminhada, tem algumas páginas/recursos EXTRAS que podem ser um diferencial no seu projeto.
Importante: uma variação possível é você ter um site ONE PAGE (com uma página só) e aí, para cada página que está no modelo básico, você pode ter uma seção correspondente no seu site One Page (exemplo: seção SOBRE, seção SERVIÇOS, seção CONTATO). Se você tiver conteúdo para isso, em cada serviço, pode ter um link para uma página que explica mais sobre o serviço. Isso não altera em nada o resultado do seu site: é apenas uma estratégia diferente.
Modelo básico de páginas que seu site pode ter
Home
Essa é a página principal do seu site, a primeira coisa que a pessoa vai ver ao acessar seu domínio. O ideal é que ela seja um resumo de todo o conteúdo que você oferece.
Normalmente as páginas iniciais começam com um banner. Esse banner pode conter:
- o slogan do projeto
- uma chamada para ação ou um convite especial
É importante que, na hora de escolher a imagem do banner, você dê preferência a uma imagem que crie empatia e conexão com o seu público, isto é, que transmita a real energia e propósito do seu projeto.
Após o banner, você pode ter um resumo sobre você ou o projeto, que pode ter, em média, um a dois parágrafos curtos. Aqui é hora de caprichar: fale como o projeto surgiu e como ele pode ajudar a transformar a vida de quem está lendo. Foque no seu propósito.
Depois de falar do seu projeto, é hora de apresentar suas soluções. Nesse ponto, você pode fazer uma chamada para seus produtos e serviços, colocar os 3 principais com um resumo do que aquela solução oferece e também um link para ver todas as soluções caso você tenha mais que 3.
A Home é uma página muito particular de cada projeto, então se no seu site você for ter um blog, uma agenda ou exibir depoimentos, você pode deixar em evidência alguns itens desses temas na Home como um convite para a pessoa conferir com mais detalhes.
Um diferencial também nessa página, é oferecer alguma recompensa digital em um formulário de captura de e-mails. Ter um ebook, meditação, infográfico ou planner, por exemplo, ajuda você a montar uma audiência de pessoas interessadas no seu conteúdo, que querem saber dicas e novidades em primeira mão, e quem sabe no futuro, comprar alguma de suas ofertas.
Sobre
Essa é a página onde você pode falar de você e de seu projeto com mais profundidade. Quem leu seu resumo na Home e ficou interessado em saber mais sobre você ou o projeto pode chegar até aqui, então APROVEITE!
Nessa página você pode colocar um banner inicial com uma foto bem conceitual, começar contando como o projeto começou a nascer dentro de você, a idealização, processo de desenvolvimento, todo o propósito, significado e importância que ele tem pra você e também como você descobriu que tudo isso poderia fazer a diferença na vida das pessoas.
Você pode também colocar uma seleção de algumas fotos menores, de você atuando, que representem o projeto ou de alguma ação que tenha acontecido relacionada ao projeto.
Aqui no final, depois que você já contou sua história e contextualizou quem está lendo sobre os principais pontos, você pode fazer uma oferta para o produto ou serviço que você quer dar ênfase, pode ser aquele curso com inscrições abertas, uma mentoria especial, um clube de vivências, ou quem sabe um convite para a pessoa conhecer seu serviços ou textos do blog.
Serviços, produtos ou soluções
Aqui entra uma parte bem importante na hora de produzir conteúdo: o que você oferece pro mundo?
Nessa página faça uma lista de todas as soluções que você oferece e que podem ajudar ou transformar a vida das pessoas. É importante que ao descrever cada produto/serviço de forma individual você não se esqueça de especificar o que ele é, como funciona, para quem é indicado, quanto ele custa e como se dá a contratação (deixar um link do Whatsapp por exemplo, ou de compra do curso em alguma plataforma…)
A escolha do nome dessa página é muito particular, vai depender do seu gosto e do que você oferece. Se você tem só serviços, só mentorias, só cursos, só produtos físicos…
Você também pode escolher termos mais abrangentes se você oferece conteúdos variados e chamar de SOLUÇÕES, PARA VOCÊ, COMO POSSO TE AJUDAR – assim você não induz o usuário a pensar que é só uma coisa ou só outra.
Contato
Depois de ter um resumo dos seus conteúdos, o detalhamento de quem é você e o que você oferece, agora é a hora de abrir seu canal de comunicação e dizer pras pessoas como entrar em contato com você. As informações de contato são de extrema importância para mostrar ao público que você se coloca à disposição para conversar e falar sobre seu trabalho, então é importante que ela seja fácil de encontrar e seja clara. Alguns canais legais pra colocar no seu site:
- Link de contato direto via WhatsApp
- Seu endereço de e-mail
- Caso você tenha espaço físico disponibilize seu telefone e endereço
- Ter um formulário de contato também é um bom convite para a pessoa falar com você, mas se certifique que ele está sempre funcionando e enviando as mensagens para um e-mail que você acessa com frequência
- E um plus é colocar os links das suas redes sociais (aquelas que você é assídua)
Importante: coloque apenas canais de contato que você monitora e responde, para não passar a impressão de que está tudo “abandonado”.
Recursos Extras
Blog
O blog é uma EXCELENTE oportunidade de você mostrar que você DOMINA o assunto do seu nicho. Ter posts de qualidade e com frequência, mostra para o público que você está engajado no conteúdo, que quer ajudar as pessoas a se informarem sobre aquele assunto e melhorar ou ajudar de alguma forma a vida delas.
A página “BLOG” não tem muito segredo: ela tem como função apenas listar seus posts. A ideia para ela é mostrar os assuntos que você fala para as pessoas e despertar nelas a vontade de te acompanhar e entender que você domina o assunto.
Depoimentos
São as famosas PROVAS SOCIAIS, eles são bastante utilizados para mostrar pro público a eficácia das suas soluções pelo ponto de vista de quem JÁ VIVEU A TRANSFORMAÇÃO.
Se você não recebe depoimentos com frequência você não precisa de uma página só dedicada para isso. Você pode começar com uns 3 ou 4 depoimentos em destaque na sua página inicial, e no futuro quando tiver mais depoimentos, pensa em criar uma página só pra isso.
Caso você trabalhe com cursos ou eventos que resultem num grande volume de depoimentos, o ideal é pensar em uma página com todos eles.
Eventos/agenda
Esse tipo de página é muito legal para quem trabalha com eventos, cursos e experiências com data marcada. Com essa página, quem entra no site consegue visualizar de maneira clara toda movimentação, quando e onde vão acontecer atividades do projeto.
Muito cuidado para que essa página não fique desatualizada ou sem conteúdo, pois aí, ao invés de despertar empolgação, ela pode gerar frustração em pessoas que estão buscando eventos e só encontram eventos que já passaram ou uma agenda vazia.
Agendamento
Se você é terapeuta, psicóloga, mentora ou atua em algum nicho que atende com hora marcada, é uma boa opção ter no seu site uma página de agendamento. Esse tipo de página é feita integrando o seu site com alguma ferramenta externa de agendamento que pode conversar com sua agenda google, fazer agendamento somente mediante pagamentos, etc. É uma facilidade se você trabalha sozinha e não quer mandar tanto fluxo no Whatsapp, afinal você deixa o site trabalhar para você 🙂
Páginas Indispensáveis
Com a LGPD em vigor, existem algumas páginas que são indispensáveis para um site profissional. Com elas, você deixa passa a impressão de segurança, deixa claro nos termos como trabalha e evita problemas legais no futuro.
É importante que essas páginas estejam sempre atualizadas e sejam de fácil acesso para os usuários. Normalmente elas ficam no rodapé do site.
Termos de Uso
Essa página é onde você vai contar todas as regrinhas do seu negócio, responsabilidade sobre o conteúdo, se existe reembolso, se você trabalhar com consultas e atendimentos agendados é importante você falar sobre regras para reagendar ou quando a pessoa não comparece.
Caso você não saiba como fazer isso do zero, você pode procurar algum advogado para te ajudar nessa missão ou se basear em algumas matérias online para criar o seu. É importante que mesmo que você use modelos prontos você personalize com as regras do seu negócio, para deixar os termos claros e oferecer transparência e segurança para o seu público sempre. Lembre-se sempre que mesmo usando algum gerador desse tipo de documento na internet você é responsável pela informação, então produza e leia com o máximo de atenção o seu termo.
Se você possui vários produtos e serviços digitais nosso conselho é que o termo de uso do seu site seja abrangente, que fale das regras gerais de cada produto e esteja sempre atualizado, assim você consegue evitar de ter que criar um termo para cada projeto.
Política de Privacidade
A Política de Privacidade é o conteúdo que vai deixar claro como os dados do usuário serão utilizados por você, essa é uma página obrigatória da LGPD, e sem ela também não é possível fazer anúncios (eles podem ser bloqueados)
Neste site tem um gerador gratuito que você pode usar para criar o seu e adaptar para o seu projeto de acordo com as necessidades e singularidades, lembrando sempre de se certificar que as informações que vão para o seu site são de sua responsabilidade.
Dicas bônus:
Ao escrever esse conteúdo pense em como você falaria todas essas coisas em uma conversa, seu tom de voz, as palavras que usaria. É importante que seu site, o conteúdo das suas redes sociais e toda a sua comunicação tenham a mesma linguagem, e que essa linguagem seja a mesma que você usa na vida real, dessa forma é mais fácil criar empatia e se conectar com o público.
Outra dica interessante é escolher a ordem que essas páginas vão aparecer no menu, tente ordenar por ordem de relevância das informações, para criar um sentido de navegação como por exemplo: HOME | SOBRE | SERVIÇOS | CONTATO (a pessoa acessa o site, te conhece, conhece seus serviços e pode falar com você se ficar interessada)
Conclusão e Aviso:
Essa é uma lista de conteúdos populares que podem te ajudar a iniciar a produção de conteúdo para desenvolvimento seu site (mesmo que você esteja fazendo sozinha ou com uma equipe de desenvolvimento) e também para que você tenha uma ideia das seções/páginas que seu site pode ter, mas queremos deixar claro que não existe regra, cada projeto é único portanto pense a respeito de quais páginas e quais formatos fazem sentido para o seu projeto e podem representar e informar seus clientes de maneira mais completa, criando uma conexão com seu público.
O mais importante aqui é você refletir a respeito de quais conteúdos é possível para você produzir com os recursos que já tem (seja tempo ou dinheiro), e quais conteúdos você gosta. Principalmente para empreendedores individuais, ter muitos canais de produção de conteúdo pode atrapalhar na hora de tirar os projetos do papel, e acabar atrasando e encarecendo o desenvolvimento do site.
A nossa principal dica é: comece apenas com páginas que você consegue produzir conteúdo a curto prazo, dessa maneira além de você ter um site no ar mais rápido, para profissionalizar e alavancar seu projeto, você vai conseguir economizar, eliminando do orçamento páginas que podem te atrapalhar, encarecer o orçamento e que se não tiverem um conteúdo de qualidade não tem potencial para se converter em venda ou na construção de uma boa audiência.
Tudo bem se no começo você tiver conteúdo para apenas uma página, é mais importante você ter uma única página com conteúdo que tenham informações DE VERDADE, do que criar um monte de páginas que frustram o usuário ao entrar e não ver conteúdo ou o famoso “em construção”. Sites bem feitos permitem que a gente comece pequeninho e vá expandindo os nossos horizontes.
A gente espera que esse post tenha te ajudado a entender quais páginas você precisa e que tipo de conteúdo pode colocar nelas. Esperamos que muito em breve você tenha um site novinho em folha no ar, mostrando por ai seus projetos para o mundo, e se precisar de ajuda com isso é só chamar a gente 😉